Uma dificuldade comum de muitos profissionais é saber como posicionar-se com o líder, quando este decide pedir tarefas extras, fora de hora ou que claramente irão gerar uma carga excessiva de trabalho. “Como dizer não ao meu líder, quando ele pede-me atividades extras que vão me fazer ficar até mais tarde no trabalho ou colocar em risco a qualidade daquilo no qual já estou a trabalhar?”. “Como aprender a expressar o que preciso e desejo, sem parecer que estou a negar trabalho ou que quero demonstrar mais “poder” que ele?”
A boa noticia é que é possível aprender a dizer não ao seu chefe, sem pôr em risco a sua boa relação e a imagem que ele tem de você, desde que você tenha feito uma boa análise de contexto e tenha pronto os seus argumentos. Grande parte das vezes, solicitações extras estão associadas à urgências do seu líder, e é preciso antes de tudo adotar uma atitude empática para com ele, questionando-se “por que isso é uma urgência para ele?”. Entendendo o porquê do seu líder, adotando uma boa forma de expor o problema e a sua real condição e sabendo escolher bem as palavras a dizer, você aumentará e muito as suas chances de ganhar essa negociação.
Por isso, trago aqui para você, 7 sugestões de abordagens e formas de comunicar com o seu chefe, que serão grandes facilitadores para você negociar prazos, recursos e atividades. Confira abaixo:
- Seja honesto QUANTO À SUA carga de trabalho
“Adicionar isto pode afetar o desempenho nas minhas atividades adicionais. Podemos reavaliar prazos ou delegar esta atividade?”
- Dê prioridade ao mais importante
“Estou focado (a) em dar resposta às tarefas de alto valor adicionado. Isso pode esperar?”
- Sugira novos deadlines
“Podemos agendar isto para um momento em que eu esteja mais desafogado?”
- Comunique as suas boas intenções
“Estou comprometido a fazer um bom trabalho, por isso preciso dizer não para garantir a qualidade das minhas entregas”
- Peça ajuda para melhor priorizar
“Consegue ajudar-me a definir quais atividades devo priorizar? Estou na minha capacidade com as minhas responsabilidades.”
- Negocie recursos e suporte
“Para levar esta atividade/projeto adiante, preciso de algum suporte. É possível?”
- Apresente alternativas
“Não consigo priorizar isto neste exato momento..” O que acha de…. (solução alternativa)”
Se você colocar no seu repertório estas abordagens, estou confiante que você será bem sucedido a maioria das vezes. Muitos dos nossos insucessos em negociar coisas estão relacionados à nossa forma de comunicar. É claro que haverá momentos em que você terá que repriorizar rotas, e até mesmo ter o seu prato mais cheio do que devia, porque nem sempre conseguimos ter uma agenda totalmente equilibrada. Mas adotando a abordagem certa, as chances de sucesso são enormes.
E você, já tentou utilizou alguma dessas abordagens? Foi bem sucedido?
Deixe seu comentário !