“Aprendi com a minha carreira que o verdadeiro valor do trabalho não é o que nos pagam por ele, mas sim aquilo no que ele nos transforma.”

BIO

BIO

“Aprendi com a minha carreira que o verdadeiro valor do trabalho não é o que nos pagam por ele, mas sim aquilo no que ele nos transforma.”

Sonhos e Talentos

Com vida e carreira construída no triângulo Portugal, USA e Brasil, licenciei-me em Psicologia, com especialização em Psicologia Social e das Organizações.

Embora essa não tenha sido a profissão dos meus sonhos, consegui, através da Psicologia, fazer convergir uma montanha de talentos e sonhos de infância que tinham ficado para trás, como dar aulas e escrever. Nascia aí a minha primeira verdade sobre as Carreiras.

“As carreiras podem ser desenhadas e ajustadas ao tamanho dos nossos sonhos e talentos”

Formação Profissional

Tive o privilégio de ter tido pais fantásticos, que patrocinaram os meus estudos e me enviaram para os USA quando eu tinha 25 anos, para que eu pudesse aprender inglês e fazer a minha primeira pós-Graduação em Recursos Humanos.

A partir desta experiência, compreendi que investir no meu auto-desenvolvimento e crescimento, e aproveitar as oportunidades que me surgissem era uma responsabilidade só minha. E desde então, nunca mais parei de aprender: Fiz um MBA, tornei-me oficialmente Formadora de Soft Skills e Coach Executiva e de Carreira, entre tantas outras certificações que fui adquirindo ao longo da estrada.

“Precisamos de um pouco de sorte na nossa carreira, mas ela costuma sorrir a quem souber procurá-la”

Carreira em Recursos Humanos

Passei quase 20 anos como RH de grandes organizações, de negócios variados, tanto no mercado Europeu como Sul Americano, atuando com Especialista, Business Partner e Head de Gestão de Talentos, Carreira e Sucessão. Tive momentos profissionais incríveis, projetos de sucesso, uma carreira internacional e mentores que me serviram de exemplo.  Igualmente vivi alguns tsunamis profissionais e ciclos menos bons de carreira, que foram vitais para o meu crescimento e me ajudaram a definir quem sou profissionalmente.  E no meio destes tsunamis, sempre encontrei as minhas rotas de fuga, criando os meus planos B e C e D de Carreira.

“Nem sempre teremos bons ciclos profissionais, mas ainda sim, podemos ter carreiras vencedoras”

Atuação como Formadora, Coach e Consultora

Atualmente sigo uma carreira solo, dedicada essencialmente à Consultoria e Formação, nas áreas Desenvolvimento de Soft Skills, Carreiras, Desenvolvimento de Lideranças e Cultura Organizacional, seja através de parcerias com organizações ou apoiando profissionais via Coaching e Mentoria Individual. 

Acredito que, da nossa cadeira, podemos mover o mundo e ajudar pessoas em qualquer ponto do globo a evoluírem para construção de um mundo melhor.

Missão Profissional

Ao longo da minha trajetória como executiva de RH, tive o privilégio de mergulhar a fundo nas dimensões do desenvolvimento humano em contexto profissional. Foram muitos anos trabalhando com líderes, discutindo ações de retenção e sucessão de talentos, facilitando conversas de crescimento e carreira, preparando equipas para transformações de cultura e de negócio. Vi e vivi um pouco de tudo.

Ao longo desse caminho, tornei-me uma observadora atenta à forma como o talento humano se desenvolve e as relações de trabalho são construídas nas organizações.

Conheci pessoas muito competentes e cheias de potencial, que literalmente, construíram o seu sucesso. Vi talentos reverterem ciclos menos bons de carreira e irem em busca de ajuda quando precisavam dela.

Por outro lado, assisti a muitas outras carreiras derraparem e fracassarem, a maioria das vezes por comportamentos que chamo de “não produtivos”, como a inabilidade para adaptar-se durante uma transição, dificuldade para influenciar as relações, e o insucesso na construção e na liderança de equipas.

Entrei em contato profundo com as dinâmicas de poder, a importância do saber o quê e quando falar e o valor das parcerias como pontes valiosas para a construção de carreiras bem sucedidas.   

O confronto com estas realidades inspirou o meu interesse crescente pelo processo de humanização e aprendizagem nas organizações. Hoje estou convicta que líderes e equipas podem evoluir em conjunto e aprenderem novos padrões de relações, mais humanos e saudáveis, que se traduzam em bons ambientes para se trabalhar e culturas organizacionais vencedoras.

E é essa a minha missão: facilitar a aprendizagem no contexto de trabalho e ajudar líderes e equipas a elevarem o seu talento e conectarem os seus propósitos, para a construção de culturas organizacionais mais humanizadas.

Denise Cardoso

Blog

  • Blog

© COPYRIGHT DENISE CARDOSO 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESENVOLVIDO POR LOY