Uma dificuldade comum de muitos profissionais é saber como posicionar-se com o líder, quando este decide pedir tarefas extras, fora…
“Aprendi com a minha carreira que o verdadeiro valor do trabalho não é o que nos pagam por ele, mas sim aquilo no que ele nos transforma.”
“Aprendi com a minha carreira que o verdadeiro valor do trabalho não é o que nos pagam por ele, mas sim aquilo no que ele nos transforma.”
Com vida e carreira construída no triângulo Portugal, USA e Brasil, licenciei-me em Psicologia, com especialização em Psicologia Social e das Organizações.
Embora essa não tenha sido a profissão dos meus sonhos, consegui, através da Psicologia, fazer convergir uma montanha de talentos e sonhos de infância que tinham ficado para trás, como dar aulas e escrever. Nascia aí a minha primeira verdade sobre as Carreiras.
Tive o privilégio de ter tido pais fantásticos, que patrocinaram os meus estudos e me enviaram para os USA quando eu tinha 25 anos, para que eu pudesse aprender inglês e fazer a minha primeira pós-Graduação em Recursos Humanos.
A partir desta experiência, compreendi que investir no meu auto-desenvolvimento e crescimento, e aproveitar as oportunidades que me surgissem era uma responsabilidade só minha. E desde então, nunca mais parei de aprender: Fiz um MBA, tornei-me oficialmente Formadora de Soft Skills e Coach Executiva e de Carreira, entre tantas outras certificações que fui adquirindo ao longo da estrada.
Passei quase 20 anos como RH de grandes organizações, de negócios variados, tanto no mercado Europeu como Sul Americano, atuando com Especialista, Business Partner e Head de Gestão de Talentos, Carreira e Sucessão. Tive momentos profissionais incríveis, projetos de sucesso, uma carreira internacional e mentores que me serviram de exemplo. Igualmente vivi alguns tsunamis profissionais e ciclos menos bons de carreira, que foram vitais para o meu crescimento e me ajudaram a definir quem sou profissionalmente. E no meio destes tsunamis, sempre encontrei as minhas rotas de fuga, criando os meus planos B e C e D de Carreira.
Atualmente sigo uma carreira solo, dedicada essencialmente à Consultoria e Formação, nas áreas Desenvolvimento de Soft Skills, Carreiras, Desenvolvimento de Lideranças e Cultura Organizacional, seja através de parcerias com organizações ou apoiando profissionais via Coaching e Mentoria Individual.
Acredito que, da nossa cadeira, podemos mover o mundo e ajudar pessoas em qualquer ponto do globo a evoluírem para construção de um mundo melhor.
Ao longo da minha trajetória como executiva de RH, tive o privilégio de mergulhar a fundo nas dimensões do desenvolvimento humano em contexto profissional. Foram muitos anos trabalhando com líderes, discutindo ações de retenção e sucessão de talentos, facilitando conversas de crescimento e carreira, preparando equipas para transformações de cultura e de negócio. Vi e vivi um pouco de tudo.
Ao longo desse caminho, tornei-me uma observadora atenta à forma como o talento humano se desenvolve e as relações de trabalho são construídas nas organizações.
Conheci pessoas muito competentes e cheias de potencial, que literalmente, construíram o seu sucesso. Vi talentos reverterem ciclos menos bons de carreira e irem em busca de ajuda quando precisavam dela.
Por outro lado, assisti a muitas outras carreiras derraparem e fracassarem, a maioria das vezes por comportamentos que chamo de “não produtivos”, como a inabilidade para adaptar-se durante uma transição, dificuldade para influenciar as relações, e o insucesso na construção e na liderança de equipas.
Entrei em contato profundo com as dinâmicas de poder, a importância do saber o quê e quando falar e o valor das parcerias como pontes valiosas para a construção de carreiras bem sucedidas.
O confronto com estas realidades inspirou o meu interesse crescente pelo processo de humanização e aprendizagem nas organizações. Hoje estou convicta que líderes e equipas podem evoluir em conjunto e aprenderem novos padrões de relações, mais humanos e saudáveis, que se traduzam em bons ambientes para se trabalhar e culturas organizacionais vencedoras.
E é essa a minha missão: facilitar a aprendizagem no contexto de trabalho e ajudar líderes e equipas a elevarem o seu talento e conectarem os seus propósitos, para a construção de culturas organizacionais mais humanizadas.
Uma dificuldade comum de muitos profissionais é saber como posicionar-se com o líder, quando este decide pedir tarefas extras, fora…
Na sua organização, os líderes sentem abertura para fazerem perguntas, quando não sabem algo ou falta clareza? Fiz essa pergunta…
“A segurança não é a ausência de acidentes, mas a presença de capacidade”. Adoro esta afirmação de Todd Conklin, que…