Não são raras as vezes que ouvimos comentários como “claro que foi promovido, não pára de dar graxa ao chefe!” ou “aquele fica até às tantas a trabalhar, só para contar pontos junto ao chefe”. Apesar de, muitas vezes, essas pessoas serem rotuladas como interesseiras ou pouco competentes (o que nem sempre é verdade), atrás da famosa “graxa”, existe também uma habilidade muito importante em qualquer relação, incluindo na relação com o teu chefe, que é a Influência. Esta não é uma habilidade fácil de aprender, mas se compreenderes as bases dela, a tua relação com o teu chefe vai melhorar exponencialmente.
A partir do momento que decides trabalhar para os outros, passas a ser regido por uma relação de dependência, em que operam duas forças. Uma delas é a tua força, que vem do teu talento, do teu compromisso e das tuas soft skills. A outra é a força do teu chefe, que vem das suas qualidades, competência, experiência e também da autoridade a ele atribuída. Nesta equação, por mais que não gostes, ele tem mais poder do que tu e isso já define algumas fronteiras entre vocês. A boa notícia é que se fores inteligente e estratégico, consegues melhorar muito a relação com o teu chefe e influenciá-lo para obteres o suporte que necessitas.
Dar para receber: A base da Influência
Todos havemos de nos lembrar das coisas que fazíamos quando erámos pequenos para conseguir convencer os nossos pais a nos comprar um chocolate. Se preciso fosse, até comíamos a sopa em 2 minutos, e eles conseguiam arrancar-nos aquele abraço enfadonho. Tudo para conseguirmos o tão esperado chocolate.
Essa é a lei da reciprocidade, que é a base da influência. As pessoas nos darão o seu tempo, recursos, dedicação e reconhecimento na mesma proporção que damos a elas. É assim nas relações de amizade, comerciais ou entre colegas e também com o nosso chefe. Por isso, por mais que não gostes, se quiseres ter mais coisas da tua liderança (suporte, apoio, recursos, etc..), terás sim de começar também a dar-lhe o que ele (a) quer e precisa.
As 4 coisas que deves fazer para melhorar a relação com o teu chefe
1 – Procura encontrar pontos em comuns e alinhamento de pensamento com o teu chefe. Não é uma questão de concordar com tudo o que o teu chefe pensa e diz, mas sim procurar encontrar âncoras de convergência para alavancar relacionamentos de qualidade. Pergunta a ti mesmo: “por que o meu chefe pensa assim”? “O que posso aprender com esta visão tão diferente da minha?”. Este pequeno exercício vai te ajudar a empatizar com o teu chefe, a ser mais resiliente para aceitar as decisões e a demonstrar que consegues ver as coisas por diferentes ângulos.
2 – Demonstra lealdade ao teu chefe: Um boa prática é blindá-lo de exposições desnecessárias (evitar expor os erros que ele comete, defender os pontos de vista dele, etc..). Podes até discordar dele “a portas fechadas”, mas perante a organização ou o cliente, deves mostrar alinhamento com o teu chefe.
3 – Percebe as coisas que mais deixam o teu chefe irritado, e evita fazê-las. Muitas vezes, não nos atentamos àquilo que mais irrita os nossos líderes. Chegar atrasado, disputar conhecimento, discordar das ideias sempre, não envolvê-lo em decisões importante são alguns exemplos. Tudo isso destrói confiança, causa desconforto e irrita os chefes. Por isso, trabalha para evitá-los ao máximo.
4 – Procura ser responsivo às necessidades do teu chefe. Não, isso não é dar graxa, isso é ser leal e ajudar quem precisa, isso inclui o seu chefe. Qual o problema de fazer por vezes o que o teu chefe quer? Ele é um ser humano como outro qualquer e tem o direito de querer coisas que nem sempre estarão totalmente alinhadas com os propósitos da organização. Antes de reagir, pergunta: “Por quê o meu chefe está a pedir isso?” “Que necessidades ou medos ele tem?”.
Cultivar boas relações com a liderança: Um caminho de crescimento
Construir uma boa relação com a chefia e saber influenciá-la significa ser capaz de ler o cenário organizacional, calçar os sapatos do líder e pensar “se eu estivesse no seu lugar, o que eu estaria sentindo e o que eu mais precisaria neste momento?”. Não é um exercício fácil. Mas eu afirmo que as pessoas que melhor vi “influenciarem os níveis mais altos” e a criarem relacionamentos de qualidade, são as que mais têm esse radar emocional. A isso chama-se inteligência política. Se tens dificuldade de exercitar essa competência, estabelecer uma relação de mentoria com um executivo hábil nessa prática pode te ajudar muito. A tua paz de espírito agradece e o teu chefe também.
24 Comments
Me recuerda a un caso similar que leí hace poco. Esto realmente ayuda a profundizar el tema.
I for all time emailed this weblog post page to all my contacts, for the reason that if like to read it after that my links will too.
It’s really a nice and helpful piece of info.
I am satisfied that you just shared this helpful info with us.
Please keep us up to date like this. Thank you for sharing.
whoah this blog is excellent i like reading your articles.
Stay up the great work! You already know, lots of persons are looking round
for this information, you can help them greatly.
You’re so cool! I do not think I have read through something like this before.
So great to discover someone with unique thoughts on this
topic. Seriously.. many thanks for starting this up.
This website is something that’s needed on the internet, someone
with a bit of originality!
My partner and I stumbled over here different page and thought I should check
things out. I like what I see so i am just following you.
Look forward to looking at your web page yet again.
Hello! I simply would like to give you a big thumbs up for the excellent info you’ve
got right here on this post. I will be returning to your blog for more soon.
Thanks and keep following the site and posts 🙂
Hello my family member! I want to say that this article is
awesome, great written and come with approximately
all significant infos. I’d like to see extra posts like this .
Thanks for your feedback!
I am truly grateful to the owner of this web site who has
shared this fantastic piece of writing at at this time.
Thank you for your feedback!
It’s impressive that you are getting thoughts from
this post as well as from our argument made at this place.
Wonderful blog! Do you have any hints for aspiring writers?
I’m planning to start my own site soon but I’m a little
lost on everything. Would you advise starting with a free platform like WordPress
or go for a paid option? There are so many options out there
that I’m totally confused .. Any recommendations? Cheers!
Hello! Thanks for your contact. What I usually do is reading inpiring articles and summarize key ideas e write my own posts. It requires time but it is really genuine. If you have time to learn by yourself how to work with WordPress and your website is meant to be something simple, I would advise you get a free option. Other than that, I would recommend you hire someone to help you out with that. Good luck!
Amazing! Its genuinely amazing article, I have got much clear
idea about from this post.
Thanks for the feedback!
Hi! This is my first visit to your blog! We are a group
of volunteers and starting a new initiative in a community in the same niche.
Your blog provided us beneficial information to work on. You have done a outstanding job!
Thanks for your feedback! And all the best with your new project.
I feel this is among the such a lot important information for me.
And i’m glad studying your article. However should observation on few general things, The web
site taste is perfect, the articles is in point of fact great :
D. Excellent process, cheers
Thank you for your feedback!
I’m extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog.
Is this a paid theme or did you customize it yourself?
Either way keep up the excellent quality writing,
it is rare to see a nice blog like this one these days.
Hello! Thanks for the feedback :). Keep following my posts. I customized all my site 🙂
Thank you for your feedback. The only customization in my blog is the pictures inserted along the text. 🙂